#TBT de um Projeto da Fundação Christiano Rosa
Com grande número de participantes, ocorreu no bairro dos Marins, no dia 27 de novembro, o encerramento do projeto “Conscientização e Percepção Ambiental de Bacia Hidrográfica: do Rio Paraíba do Sul ao Ribeirão Passa Quatro”.
Após dois anos de trabalho, os objetivos do projeto foram alcançados, como foi constatado junto à população do bairro, que, entusiasmada, participou maciçamente da confraternização. Foi uma grande festa em que estavam presentes os moradores do bairro, técnicos, representantes da Fundação Christiano Rosa, do Instituto Gondwana, da CATI, do IBAMA, o Secretário Regional de Turismo do Cone Leste Paulista, a Juíza de Direito de Piquete e diversos convidados.
Do evento constou uma missa, celebrada pelo Padre Gilvan, do Bairro do Embaú, que chegou à Capela de Nossa Senhora Aparecida em um carro-de-bois acompanhado de uma tropa de mulas, elementos tradicionais da cultura do bairro. A igreja, repleta, ouviu o celebrante discorrer sobre a importância da preservação das tradições e da cultura de uma comunidade e que os moradores do Bairro dos Marins têm a responsabilidade de continuar a preservar as belezas naturais do bairro, bem como em suas tradições e cultura, heranças de seus antepassados.
Após a missa, na quadra de esportes da escola, onde estavam expostas fotos das diversas etapas do projeto, houve entrega de certificados aos participantes dos cursos “Educação Ambiental com ênfase em percepção e manejo de Bacias Hidrográficas áreas urbanas e áreas rurais” e “Preparação do Bairro dos Marins, Piquete/SP, para Atendimento a Visitantes e à Mídia”, oferecidos pelo referido Projeto. Durante a cerimônia, usaram da palavra Antônio Carlos Monteiro Chaves, diretor executivo da FCR, que agradeceu a colaboração dos moradores do bairro e ratificou a necessidade da preservação das riquezas naturais do local; Paulo Noia de Miranda, presidente da FCR e Secretário Geral da Prefeitura Municipal de Piquete, e a representante da Fundação Florestal, estes últimos, parceiros da FCR no Projeto. Também o Secretário Regional de Turismo do Cone Leste Paulista parabenizou a iniciativa da FCR.
A comunidade recebeu os convidados no curral do sítio de Lucas Rodrigues, especialmente ornamentado para a ocasião. Foi uma grande festa, em que todos puderam se confraternizar, dançando ao som de violão e sanfona, além de saborearem uma deliciosa canjiquinha servida com carne assada e farofa de carne seca. A sobremesa, doce de banana e queijo. Para beber, um delicioso suco de abacaxi. Também puderam ser provados um delicioso licor e uma “cachacinha”, tudo produzido no bairro.
Quer conhecer mais sobre este importante trabalho da FCR? Acesse a página “Projetos”
Leave a reply