No Movimento das Águas: Saneamento Ecológico
Nos dias 31/03 e 02/04 foram desenvolvidas em Piquete duas ações do projeto denominado “No Movimento das Águas: Saneamento Ecológico”.
Na oficina teórica, conduzida pelo professor João Lucas, o tema foi Permacultura, que significa “cultura permanente”. A Permacultura é um conceito criado na década de 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren. Basicamente, pode ser entendida como a integração harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, de modo que as necessidades (abrigo, alimentação, energia, bens materiais ou não etc.) sejam supridas de maneira sustentável. A palavra é formada pela união de “permanente” e “cultura”, pois parte do princípio que a perpetuação da humanidade no planeta depende de uma cultura que seja perene.
Já na oficina prática, os responsáveis pelo projeto em Piquete, Rafael Ferreira e João Lucas, buscaram uma residência no bairro do Benfica sem o adequado saneamento: toda a água cinza era misturada à água negra e despejada diretamente na natureza.
Com recursos do projeto, mão-de-obra local e o apoio voluntário dos participantes da oficina, foi construído um sistema ecológico de saneamento, que irá retirar da natureza, de forma natural, esse despejo que, até então, contaminava o solo e as águas do Ribeirão Benfica.
A Fundação Christiano Rosa parabeniza os organizadores. Agradecem o dono da casa e o nosso Ribeirão Benfica.
A ideia merece ser multiplicada em Piquete! São inúmeras as residências, especialmente na zona rural, que despejam o esgotamento sanitário diretamente no solo ou em corpos d’água. Esse projeto mostra que, com agilidade e poucos recursos, esse tratamento ecológico pode ser implantado e os resultados são excelentes. Urge um projeto municipal, que, certamente, poderá contar com mutirões para a instalação, como foi o caso desse projeto.
A coleta e tratamento do esgotamento sanitário municipal e a instalação de ferramentas como essa são, definitivamente, fator crucial para o sucesso dos programas de Turismo. O tratamento do esgoto é exigência para que Piquete se torne Município de Interesse Turístico (MIT).
Fotos de Alenilda Mendes e Cléber Mateus Tomazi.
Leave a reply