Piquete, paraíso para observadores de pássaros
A proximidade com a Mantiqueira e o extenso e bem preservado fragmento de Mata Atlântica mantido pela Fábrica Presidente Vargas fazem dessa área um refúgio da vida silvestre.
No dorso da serra, dando continuidade a essa floresta, observam-se, ainda, substanciosos fragmentos que se interligam formando um corredor por onde transita rica diversidade de espécies. Em muitas propriedades rurais do município a vegetação vem se recuperando de maneira espontânea. Essa facilidade de recuperação se deve ao banco genético encontrado nesses fragmentos de floresta, que provê a dispersão de sementes para o município de Piquete. Há, ainda, exemplos como o de Alencar Ferreira, que vêm reflorestando, com mata nativa, nascentes e trechos extensos de suas propriedades. Digna de aplausos iniciativas cidadãs como desse piquetense.
No sentido contrário, infelizmente, todos os anos, extensas áreas de campo são criminosamente queimadas impedindo que encostas sejam revegetadas. Apesar dos agravos, observamos a generosidade da natureza, que nos presenteia com o crescente aumento do número de espécies de aves, muitas das quais havia muito não eram observadas na região, o que é uma festa para os olhos dos observadores de pássaros. O canto dessas aves pode ser ouvido por toda a cidade logo pela manhã e no final da tarde assim que o sol declina sobre o dorso da Serra.
Observar pássaros é prática muito desenvolvida na Europa e na América do Norte e vem crescendo no Brasil. A diversidade de espécies encontrada em Piquete pode concorrer para que o município se torne um centro para os praticantes dessa atividade de lazer. Essa é uma prática relacionada ao turismo ecológico, que não é novidade no mundo e que aqui vem ganhando grande impulso.
Conhecida pelos vocábulos “birding” ou “Bird watching” nos EUA e na Europa, onde tem grande força e movimenta bilhões de dólares anualmente, caracteriza-se por intensa conexão do observador com o ambiente natural e está cada vez mais fácil de se praticar. Neste contexto, o Brasil pode se considerar privilegiado enquanto local para o contato com essas criaturas aladas, que por aqui chegam a quase duas mil espécies, numero que nos posiciona como o segundo país mais diverso do mundo. Não por acaso, os observadores de todo canto vêm ao país todos os anos para observar algumas das aves mais incríveis do planeta, em busca de cores espetaculares, seus belos cantos e sua diversidade.
Piquete conta com a beleza do Pico dos Marins e da Mantiqueira. Poderia se preparar para ser um polo atrativo pela vasta porção de Mata Atlântica, trazendo para o município pessoas interessadas em observar, fotografar e gravar esses animais. É preciso um trabalho educativo e políticas públicas voltadas para a conservação desses fragmentos e a recuperação de áreas degradadas, aumentando o espaço e integrando essas florestas. Há que se focar em revegetação com árvores nativas e frutíferas e na preservação do que ainda nos resta, especialmente no perímetro urbano.
Publicado originalmente na edição 248 do informativo O ESTAFETA.
Leave a reply