Paróquia de Santo Antônio, em Piquete, SP, completa 15 anos!
Há quinze anos, o informativo O ESTAFETA publicava em sua primeira página:
Piquete ganha nova paróquia
É motivo de orgulho e regozijo para todos os piquetenses a criação da Paróquia de Santo Antônio, que será oficializada no próximo dia 8 de novembro [de 2007]. A Fundação Christiano Rosa parabeniza os moradores do bairro de Santo Antônio e a comunidade católica de Piquete por esse momento histórico na vida de nossa cidade.
A cerimônia de instalação canônica será presidida pelo bispo diocesano de Lorena, D. Benedito Beni, e acontecerá na capela de Santo Antônio, que será elevada à condição de matriz. Farão parte da nova paróquia as capelas de São Bom Jesus, na Tabuleta, de São Benedito, na Vila Barão, de Santa Mônica, no Alto da Bela Vista, e a de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro dos Marins.
Nos últimos meses, tiveram início os preparativos para a instalação dessa nova paróquia, que, sem dúvida, vai exigir mais compromisso dos fiéis na sustentação do próprio caminhar. A posse do primeiro pároco, Pe. Daniel Capucho, acontecerá nessa cerimônia. É um evento que ficará gravado na memória dos piquetenses, principalmente na comunidade do Bairro onde se localiza a capela de Santo Antônio, pela qual sempre nutriram grande amor e dedicação. Foram esses moradores, simples, e fervorosos na fé que a construíram e mantiveram até hoje o espírito comunitário que norteou o crescimento do bairro, contribuindo para o desenvolvimento de Piquete.
A vida de uma cidade é a somatória dos trabalhos e esforços de todos. É um acon-tecimento dinâmico que se manifesta ao longo dos séculos, por obras materiais e espirituais que lhe conferem personalidade própria e das quais emana sua alma. A nova matriz será testemunho precioso do passado, que será respeitado, a princípio, por seu valor histórico e sentimental. A comunidade é encarregada de sua proteção; tem a responsabilidade e a obrigação de fazer de tudo para transmitir intacta para as futuras gerações essa nobre herança.
Com a presença diária de um líder religioso à frente dessa nova paróquia, novos e melhores tempos são esperados por todos. A missão da paróquia é preparar os fiéis, não apenas para a prática da religião, mas também para o exercício da cidadania.
A Igreja é rica de exemplos de cidadania e de trabalhos comunitários a serem imitados. A Igreja deve ser social e instrumento de salvação. Por isso, ao se constituir uma paróquia, é obrigação dela exercer a sua função salvadora dentro de cada comunidade.
Publicado no informativo O ESTAFETA, Edição 129, de Outubro de 2007.
No mês de Novembro, a Edição 130 do informativo registrava:
A instituição da Paróquia de Santo Antônio
Aconteceu, no dia 8 de novembro de 2007, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Piquete, a solene cerimônia de insti-tuição canônica da paróquia de Santo Antônio. O evento, que foi realizado durante a celebração eucarística presidida por Dom Benedito Beni dos Santos, bispo diocesano de Lorena/SP, teve a parti-cipação de grande número de fiéis, além dos sacerdotes e diáconos Pe. Fernando Alves Sampaio, Chanceler do Bispado, Monsenhor Francisco Cândido da Silva, Monsenhor João Bosco de Carvalho, Pe. Rodrigo Fernando Alves, Pe. Alessandro Henrique das Chagas, Pe. Daniel de Oliveira, Pe. Severino Cícero Ferreira, Pe. Lázaro Antônio Rodrigues, pároco de São Miguel Arcanjo, Pe. Rivelino Nogueira, mestre de cerimonial, e os diáconos Getúlio do Nascimento e Joaquim Gonçal-ves Filho. A cerimônia transcorreu con-forme as rubricas e normas canônicas da Santa Sé de Roma e da Igreja particular de Lorena/SP. O primeiro pároco da nova paróquia, Pe. Daniel Capucho, após a homilia, renovou os compromissos do Ministério Sacerdotal e recebeu das mãos do bispo diocesano a chave do Sacrário e a estola roxa (significando o dever de ouvir confissões). Aconteceu, também, a bênção do batistério (onde nascem os novos cristãos).
A comunidade piquetense acorreu em peso à nova Matriz. Autoridades e perso-nalidades estiveram presentes: O Prefeito Municipal, os vereadores Hugo Ricardo Soares e Evelize Chaves Reis (respec-tivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal), Claudinei da Delegacia e José Geraldo. A Fundação Christiano Rosa foi representada pela Presidente do Con-selho Curador, Arquiteta Ana Maria Gouvêa, e o professor Francisco Máximo Ferreira Netto.
Ao fim da cerimônia, foram feitos os agradecimentos de praxe, a leitura da Ata e dada a bênção final pelo bispo diocesano Dom Benedito Beni dos Santos.
Há cinco anos, o informativo O ESTAFETA publicava matéria celebrando os 10 anos da Paróquia de Santo Antônio:
Paróquia de Santo Antônio, 10 anos!
A Paróquia de Santo Antônio, em Piquete, completou, no dia 8 de novembro [de 2017], 10 anos de sua instituição canônica. Atualmente, tendo à frente o padre Anderson de Souza, a Paróquia comemorou a data com celebrações litúrgicas durante seis dias. As missas contaram com a presença dos padres que conduziram a Paróquia ao longo dessa década: o primeiro pároco, padre Daniel Capucho, e o padre José Rodrigues Pontes (Pe. Zezinho), que deixou a paróquia em janeiro deste ano.
Há dez anos, em missa solene presidida pelo então bispo diocesano Dom Benedito Beni, a Paróquia de Santo Antônio era instituída. Naquele ano, era chanceler do bispado o padre Fernando Sampaio, hoje à frente da Paróquia de São Miguel, que em 2007 tinha o padre Severino Cícero como pároco. Neste ano de 2017, padre Cícero, padre Fernando e Dom Beni celebraram missas comemorativas junto aos paroquianos. A Matriz de Santo Antônio ficou repleta de fiéis todas as noites.
Nesses nove meses, padre Anderson conquistou a comunidade com sua educação, seu empenho em atender a todos indistintamente e pelo dinamismo com que conduz os trabalhos de seu ministério. Que seja longo e produtivo seu tempo à frente da Paróquia de Santo Antônio!
Atualmente a Paróquia de Santo Antônio tem como pároco o Pe. Mário, que já se despede de Piquete. A partir de janeiro, assume a Paróquia Pe. Antônio Felipe da Silva.
Neste ano de 2022 a comunidade celebrou com um tríduo e festa os 15 anos de instituição canônica da Paróquia. No dia da Festa, o celebrante foi o atual bispo diocesano, D. Joaquim Vladimir.
Leave a reply