Plantio de Mudas de Jatobá pela FCR
No dia 22 e março, para celebrar o Dia Mundial da Água, a Fundação Christiano Rosa promoveu o plantio de cerca de 30 mudas de Jatobá, também conhecido como Jataí.
Essa espécie, nativa do Brasil, é considerada “madeira de lei” e está presente em listas de extinção.
Antigamente, era possível encontrar o Jatobá (Hymenaea courbaril) em quase todo o Brasil. Devido à exploração de sua madeira de alta qualidade, atualmente essa árvore consta como “vulnerável” na lista de espécies ameaçadas de extinção.
O Jatobá pode atingir até 35 metros de altura e tem tronco de até 2 m de diâmetro.
A Fundação Christiano Rosa escolheu locais de campo, encostas e trechos da margem do ribeirão Benfica, em Piquete, SP. Às margens do rio, espera-se que as mudas cresçam e fortaleçam a mata ciliar.
As mudas foram cultivadas desde a semente, pela Fundação Christiano Rosa em terras da Fazenda Sertãozinho, propriedade de Didi Ferreira em nossa cidade. As sementes vieram de um jatobá centenário existente naquela fazenda e destruído por um raio.
O plantio foi feito pelo amigo “Zezinho da Empreiteira” (José Aparecido Moreira) e seu filho, voluntários da Fundação Christiano Rosa.
Comment
Na minha chácara tem um pé de jatobá que ja esta com mais de quinze metros só que ele esta bem próximo a divisa de chácara eu não aceito cortar ele mas o vizinho disse que para construir casa tem que cortar porque ele esta com a metade da copa no seu lote qual lei que proteja o jatobá pois vou lutar ate o final mas não vou aceitar o corte pois quando comprei la ele era nenê pois comprei la em 2002 mim ajudem a proteger meu jatobá pois tenho uns cinco pés la na chácara mas não aceito cortar nem um mim ajudem mim ensinando como protejer meu jatobá