A Fundação Christiano Rosa e o Cinquentenário do IEV
Neste 30 de junho, o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) completa 50 anos de existência.
O IEV foi fundado em Guaratinguetá por um grupo de pessoas idealistas, preocupadas com os problemas do desenvolvimento regional e a progressiva perda da identidade cultural da população das nossas cidades, cujo patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e ambiental sofria constantes ameaças.
À frente do grupo estava a figura singular do professor José Luiz Pasin. Com o passar dos anos, o grupo inicial cresceu e IEV ganhava mais credibilidade. Seus filiados, atualmente, estão em cidades paulistas do Vale do Paraíba, além de algumas mineiras e fluminenses da mesma bacia hidrográfica.
O objetivo do IEV é o estudo, a pesquisa, a documentação e a defesa do Vale do Paraíba, da sua história, das suas tradições e do seu progresso, com o respeito aos valores humanos e à qualidade de vida do seu povo. Para a realização desse propósito, promove encontros, cursos, debates, seminários e simpósios e procura estimular todos os esforços que visem, de algum modo, a realizar os mesmos ideais.
De seus quadros, grandes nomes da cultura valeparaibana fizeram e ainda fazem parte. Todos merecem nosso reconhecimento. Alguns já não estão mais conosco, mas deles nos recordamos com ternura e reconhecimento pelo que fizeram e nos estimularam. Citar todos é difícil, mas, para nós, piquetenses, fica o carinho especial para os que apoiaram a Fundação Christiano Rosa desde sua instituição: José Luiz Pasin, Nelson Pesciotta, Tereza e Tom Maia, Paulo Pereira dos Reis, José Geraldo Evangelista, Francisco Sodero, Olga de Sá, Ruth Guimarães, Padre Mário Bonatti…
Neste cinquentenário, nossos parabéns toda nossa reverência ao IEV e aos seus membros.
Antônio Carlos Monteiro Chaves
Diretor Executivo da Fundação Christiano Rosa
Leave a reply