19 de Agosto: Dia Mundial da Fotografia
O dia mundial da Fotografia foi há um mês… Ainda assim, festejamos essa arte tão importante.
Sendo setembro, segue uma série de fotografias de Dogmar Brasilino de um Desfile de 7 de Setembro!
A origem da data remete-nos à invenção do daguerreotipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre na década de 1830 e anunciado em janeiro de 1839 pela Academia Francesa de Ciências. A 19 de agosto do mesmo ano, o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”.
O Dia Mundial da Fotografia é lembrado com exposições, workshops, palestras, maratonas de fotografia. A data consiste na celebração da arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador até o profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia e seu potencial de eternizar momentos, guardar recordações, contar histórias por meio das imagens sem palavras e uma forma de mostrar um modo próprio de se ver o mundo ou, simplesmente, dar prazer pela fotografia. Além de “congelar” o momento, a fotografia é a arte da memória e da celebração da vida. Foi a partir de sua invenção e popularização que o mundo se conheceu. Evoluiu com o tempo, mas se mantém como meio de expressão que sobreviveu ao cinema, à televisão, à imagem digital e, mais recentemente, à internet.
A fotografia mostra-se acima de tudo; prevalece flexível e adaptável. A fotografia deu origem a novos campos de experiência, penetrando cada uma das instituições da vida moderna: jornalismo, etnografia, arquitetura, publicidade, moda, história, geografia, medicina, educação, turismo, direito, política, design e, naturalmente, a arte. A fotografia nos cativa porque, mais do que um tema, ela é um bilhete de viagem.
Texto publicado originalmente na Edição 223, de Agosto de 2015, do informativo O ESTAFETA. Acesse AQUI.
Leave a reply